Lançamento do livro: The Existential Structure of Substance Misuse




A SBPFE tem o prazer de anunciar o lançamento do primeiro livro sobre psicopatologia fenomenológica sobre o uso substâncias psicoativas escrito pelo nosso membro fundador e ex-presidente, o Prof. Dr. Guilherme Messas.
O lançamento do livro será transmitido online pelo canal do YouTube da SBPFE no dia 30/03/2021, às 20:30h.
O autor, Guilherme Messas, apresentará o livro brevemente. Na sequência, o Prof. Dr. Adriano Holanda, a Prof. Dra. Daniela R. Schneider e a Prof. Melissa Tamelini farão críticas sobre a obra. Por fim, abriremos espaço para discussão tanto entre o autor e os críticos assim como para perguntas abertas ao público.

Prof. Dr. Adriano Holanda
Doutor em Psicologia, Docente dos PPGs de Psicologia e de Educação, na Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno), e Editor das revistas Phenomenology, Humanities and Sciences (PHS) e da Revista da Abordagem Gestáltica. Vice Coordenador do GT “Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos” (Anpepp)

Prof. Dra. Daniela R. Schneider
Profª. Titular do Depto de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) e Mestrado profissionalizante em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Tem graduação em Psicologia (UFSC, 1987), Mestrado em Educação (UFSC, 1993), Doutorado em Psicologia (PUC/SP, 2002), Pós-Doutorado em Ciência da Prevenção (Universidad de Valencia – España, 2012 e University of Miami – USA, 2019). Atividades de Pesquisa e Extensão estão na ênfase de Tratamento e Prevenção Psicológica, voltando-se para estudos dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, desenvolvimento e avaliação de estratégias, programas e sistemas de prevenção e promoção da saúde, Rede de Atenção Psicossocial. É especialista na obra do filósofo Jean-Paul Sartre, com vários estudos sobre psicologia e clínica existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ “Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas”. Coordenadora do PSICLIN/UFSC. Membro do GT Drogas e Sociedade da ANPPEP. Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ.

Prof. Melissa Tamelini
Melissa Garcia Tamelini; Médica psiquiatra e membro fundadora da Sociedade Brasileira Fênomeno-Estrutural.
[vid_tags]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *